Kingdoms War of Heroes é um card game baseado em sistemas de RPG, trazendo das mesas para as cartas uma aventura diferente a cada partida. Um duelo de colecionadores, tornando sua poderosa armada cada vez mais imbatível.

Para vencer a partida, você deve derrotar o Herói de seu oponente e conquistar sua cidade. Você deve escolher um reino e um herói, e formar suas linhas de batalha para o combate!

# REINOS
reino_livre reino_esquecido reino_selvagem reino_ferro reino_renegado
Livre Esquecido Selvagem Ferro Renegado
# CLASSES
 guerreiro clerigo  mago  sem_classe  monge icone_ladino_tiago-silverio
Guerreiro Clérigo Mago Sem Classe Monge Ladino
# CARTA DE PERSONAGEM
carta_de_personagem 1 – Nível e Classe do Personagem
2 – Nome do Personagem
3 – Defesa do Personagem
4 – Força
5 – Destreza
6 – Inteligência
7 – Reino
8 – Categoria / Raça / Sub-Classe
9 – Tendência
10 – Habilidades
11 – Ouro do Personagem
12 – Pontos de Vida
13 – Raridade / Número de Série
# CARTA DE ITEM
carta_item 1 – Preço do Item em Ouro
2 – Bônus de Força
3 – Bônus de Destreza
4 – Bônus de Inteligência
5 – Bônus de Defesa
6 – Nome do Item
7 – Tipo / Sub-tipo
8 – Classe do Item
9 – Sub-Classe
10 – Habilidades Adicionais
11 – Raridade / Número de Série
# CARTA DE AÇÃO
1 – Nome da Carta de Ação
2 – Classe e Nível requeridos
3 – Sub-Classe requerida
4 – Efeito da Carta de Ação
5 – Raridade / Número de Série
# CARTA DE CIDADE
# ITEM DE CIDADE
# POSIÇÕES
carta_pronta carta_cansada carta_exausta
Pronto Cansado Exausto

Pronto: Um Personagem Pronto está apto para realizar Ações Especiais, Ações, Reações Especiais, Reações, Movimentações, Ataques ou Correção de Linha.

Cansado: Um Personagem Cansado não pode realizar Ações Especiais, Reações Especiais, Movimentações, porém está apto para Ações, Reações, Correção de Linha e Habilidades Especiais.

Exausto: A única coisa que um Personagem Exausto pode fazer é Correção de Linha. Nada mais.

# ATRIBUTOS

Os atributos definem as aptidões de seus personagens.
São três: FORÇA, DESTREZA E INTELIGÊNCIA.

Força: Usada para Ataques corpo-a-corpo e quando seu personagem for alvo de TESTES que exijam força física (FOR).

Destreza: Não gera Ataque à distância, mas é somado ao mesmo quando houver e quando seu personagem for alvo de TESTES envolvendo a agilidade (DES).

Inteligência: Não gera Ataque mágico, mas é somado ao mesmo quando houver e quando seu personagem for alvo de TESTES envolvendo o raciocínio e força mental (INT).

# FORMAÇÃO INICIAL

O jogo inicia-se com três Personagens de nível 1 na 1ª Linha, dois Personagens de nível 2 na 2ª Linha, um Herói na 3ª Linha e uma Cidade na área de suporte.

# MOVIMENTAÇÃO

Para Movimentar um Personagem para frente, para trás ou para o lado sem auxílio de qualquer Item, o mesmo precisa estar na posição Pronto, sendo gasta uma rodada. Após a movimentação ser finalizada, a carta vira para a posição Cansado.

# TROCA DE POSIÇÃO

Vire um Personagem em uma Linha e outro na Linha logo à frente. Ambos trocam de posição, gastando uma rodada completa.

# CORREÇÃO DE PERSONAGEM

Uma Linha pode conter o mesmo número de personagens da Linha à frente.

Toda vez que uma Linha ultrapassar esse limite corrija imediatamente com um Personagem, movendo-o para frente virando uma posição. A correção deve ser feita antes de um próximo Ataque, ação ou uso de habilidade. Se o Personagem estiver Exausto e corrigir uma Linha, ele permanece Exausto.

Em caso de movimentações múltiplas, deve-se checar a correção de linha a cada movimento do personagem, sendo a correção necessária se a passagem tornar uma linha irregular mesmo antes do fim do movimento.

No caso de efeitos em que o personagem seja substituído por outro personagem, não é necessário corrigir a linha antes da resolução da habilidade.

# LINHA DE BATALHA

Quando uma carta realiza uma Habilidade que precise contar uma Linha, comece a contagem com a carta à frente ou atrás desta. Um exemplo é o Ataque Corpo a Corpo, o qual precisa dar alvo a um oponente a uma Linha, nesse caso, uma carta na Linha logo à frente de quem realiza o Ataque. No caso de ataques à distância, eles nunca podem ser realizados em uma linha adjacente devendo sempre pular uma linha de batalha, independente do seu alcance total.

# COLOCAR PERSONAGEM EM JOGO

Para colocar um Personagem jogo, verifique o nível e coloque-o na Linha permitida.

Um Personagem de Nível 1 pode entrar na primeira Linha. Personagens de Nível 2 na segunda Linha e assim sucessivamente.

Um personagem não pode entrar em jogo caso crie a necessidade de uma correção de Personagem. Personagens diferentes do Reino da Cidade não podem ser colocados em jogo a menos que alguma Carta ou Habilidade específica permita essa ação (exceção aos Personagens Mercenários que podem ser colocados em jogo em qualquer Reino).

No caso de personagens que contem como mais de um personagem quando em linha de batalha, coloque-os normalmente em jogo e posteriormente faça as correções necessárias.

São permitidas até três copias de cada personagem na mesa, exceto personagens Solitários (são permitidas três cópias no Deck, mas apenas um nas linhas de batalha) e Únicos (apenas uma cópia no Deck e uma cópia nas linhas de batalhas)

# AÇÃO

Personagens: Para realizar uma Ação você gasta uma rodada, podendo realizar a ação mesmo na posição Cansado. Cada Ação de Personagem pode ser usada somente uma vez por turno, salvo especificação em contrário.

# AÇÃO ESPECIAL

Personagens: Para realizar uma Ação Especial você gasta uma rodada, precisando estar na posição Pronto. Após a Ação Especial ser finalizada o Personagem que a executou vira para a posição Cansado.

A ação especial pode ser usada apenas uma vez por turno, salvo especificação.

# REAÇÃO

Personagens: A Reação pode ser usada a qualquer momento, inclusive na rodada de seu oponente ou mesmo na posição Cansado, respeitando apenas as exigências do texto. Cada Reação de Personagem pode ser usada somente uma vez por turno, salvo especificação em contrário.

# REAÇÃO ESPECIAL

Personagens: A Reação Especial pode ser usada a qualquer momento, inclusive na rodada de seu oponente, mas precisa respeitar as exigências do texto e o Personagem precisa estar na posição Pronto. Após a Reação Especial ser finalizada o Personagem que a executou vira para a posição Cansado. A reação especial só pode ser usada uma vez por turno, salvo especificação.

# TURNO

O Turno se inicia após a rolagem da Iniciativa. Ele finaliza quando todos os Jogadores declaram não ter mais nenhuma Rodada a realizar. Caso declare passar a vez e seu oponente declara o mesmo, o Turno é finalizado.

# ORDEM DO TURNO

– Compra de cartas: compre até ficar com cinco cartas na mão. Caso você queira trocar essas cartas, embaralhe-as no deck e compre quatro cartas. A troca de cartas só pode ser feita uma vez por jogo.

– iniciativa: role o dado de 20 faces. Quem tirar o maior número inicia o turno. Em caso de empate role novamente.

– O turno segue com os jogadores intercalando suas ações.

– Encerrando o turno: O turno entra em sua fase final quando os jogadores seguidamente não realizam nenhuma ação.

– Descarte: descarte todas as cartas que não desejar de sua mão.

– Retornar posição: retorne todas as cartas em uma posição (exausto para cansado, cansado para pronto). Efeitos que duram até o final do turno e cartas de eventos são checadas nesse momento.

– Encerre o turno e inicie o próximo.

# RODADA

A Rodada é quando chega sua vez de realizar alguma Ação, Ataque, Movimentação ou Habilidade. Após finalizar sua Rodada é a vez de seu oponente realizar a dele.

# ATAQUE

Todos os Ataques causam apenas um ponto de Dano, a menos que alguma Habilidade ou Efeito de carta diga algo ao contrário. Para realizar qualquer Ataque selecione um alvo, após selecionar o alvo, role o dado. Reações podem ser utilizadas antes da rolagem do dado.

No caso de Ataques múltiplos, cada ataque resolve separadamente com sua própria batelada de efeitos, embora todos os ataques ainda contem como uma única ação. Você não é obrigado a realizar todos os ataques da ação, mas não poderá utilizar esses ataques posteriormente no mesmo turno.

# ATAQUE CORPO A CORPO

É o único Ataque que pode ser realizado sem o auxílio de Item ou Habilidades Especiais. Para realizar o Ataque Corpo a Corpo o personagem precisa estar na posição Pronto e a uma Linha de distância do alvo inimigo. Após marcar o alvo e virar seu Personagem para a posição Cansado, role o dado de 20 faces e some o resultado com o valor do atributo de Força. Caso seu personagem tenha dois ou mais atributos de Força diferentes, significa que o mesmo irá realizar Ataques adicionais iguais ao número de atributos que tiver. Caso iguale ou supere a defesa do alvo, o Ataque é bem sucedido e inflige um ponto de Dano (ver Ataque).

# ATAQUE À DISTÂNCIA

Só é possível realizar um Ataque à Distância caso a Habilidade de seu Personagem, Item ou Efeito de Carta permita. Para realizar o Ataque à Distância o Personagem precisa estar a duas Linha de distância do alvo inimigo. Após marcar o alvo, role o dado de 20 faces e some o resultado com o valor do atributo de Destreza. Caso iguale ou supere a defesa do alvo, o Ataque é bem sucedido e inflige um ponto de Dano (ver Ataque).

# ATAQUE MÁGICO

Só é possível realizar um Ataque Mágico caso a Habilidade de seu Personagem, Item ou Efeito de Carta permita. Para realizar o Ataque Mágico em um alvo inimigo, o personagem precisa respeitar o número de Linha indicado pela Habilidade da carta. Após marcar o alvo, role o dado de 20 faces e some o resultado com o valor do atributo de Inteligência. Caso iguale ou supere a defesa do alvo, o Ataque é bem sucedido e inflige um ponto de Dano (ver Ataque).

# TESTE (X)

Alguns Efeitos de Carta exigem que seu personagem realize um TESTE de Resistência, baseado na Habilidade indicada. Para realizar um TESTE, você precisa rolar um dado de 20 faces e somar o resultado com o valor do Atributo que aquele efeito se baseia (FOR, DES ou INT). Para ter um sucesso, é preciso tirar um número igual ou superior ao que o TESTE exige.

Quando uma Linha for alvo de TESTE, comece o TESTE da extrema direita (do jogador atacante) até o final da linha. Ao fazer um TESTE contra força utilize sempre o primeiro valor do atributo.

Personagens sem valor num atributo (-) falham automaticamente nos teste. Vale lembrar que ZERO é diferente de SEM VALOR.

# CRÍTICO E FALHA

Em todas as Ações, Ataques ou Habilidades que exijam rolar o dado de 20 faces, o número 20 do dado sempre será um Acerto Crítico, independente da soma total chegar ou não no valor que deveria. O número 1 do dado sempre será uma Falha Crítica.

Acerto Crítico: É um sucesso obtido na Ação, Ataque ou Habilidade executada independente da dificuldade encontrada.

Falha Crítica: É um fracasso sofrido na Ação, Ataque ou Habilidade executada independente da dificuldade encontrada.

# ITENS

Os itens são a miscelânea de equipamentos que os personagens podem usar.

# EQUIPAR ITEM

Para equipar um Item em um Personagem, verifique se a Classe e Sub-classe do Item (caso tenha) é compatível com a Classe e Sub-classe do personagem, e se o Personagem tem o número de Peças de Ouro suficientes para equipar o Item. Equipar um item é considerado uma ação.

Após equipar o Item, reduza do Personagem o custo de Peças de Ouro sinalizado no Item. Caso o item seja descartado por algum efeito ou por escolha do jogador, o ouro é reintegrado ao personagem.

Descartar o Item equipado pode ser feito a qualquer momento de sua Rodada como uma Ação, retornando o valor do Item ao Personagem.

Itens Sem Classe podem ser utilizados por personagens de qualquer classe.

Personagens Sem Classe só podem utilizar itens Sem Classe.

Caso o Personagem equipado com um Item tenha suas Peças de Ouro reduzidas, o mesmo não perde o Item anteriormente equipado.

Só podem ser equipados um item de cada Tipo por personagem (ex. 1 elmo, 1 bota, etc). Itens sem tipo específico só podem ser equipados 1 de cada nome.

No caso de efeitos que permitam que o personagem equipe mais de uma arma, as combinações possíveis são as seguintes:

Arma/arma

Arma-escudo/arma

Arma/Arco

Arma-escudo/escudo

# CIDADES, EFEITOS DA CIDADE E ITENS DE CIDADE

Todos os Decks possuem uma Cidade que possui uma Habilidade específica. Cada Cidade só pode ter dois Itens de Cidade equipados. Esses Itens precisam ser diferentes. Tanto as ações das cidades quanto aos itens de cidade devem ser ativados normalmente como ações e reações quando em casos específicos, e os efeitos contínuos se aplicam apenas às linhas do jogador que a possui e seus aliados.

# UTILIZANDO CARTAS DE AÇÃO

Para utilizar uma carta de Ação, é preciso verificar se a Classe da Ação e o Nível exigidos são compatíveis com o Personagem que irá executar esta ação. Somente Personagens que cumpram essas exigências podem utilizar a ação.

Cartas de Ações Sem Classe podem ser utilizadas por qualquer classe.

Personagens Sem Classe só podem utilizar cartas de Ações Sem Classe.

Cartas de Ações ficam vinculadas ao personagem que as jogou até o final do turno. No caso de efeitos contínuos, se o personagem for morto os efeitos cessam imediatamente.

# HABILIDADES PASSIVAS

Os personagens podem ter habilidades que lhes permitem efeitos diferenciados dentro do jogo. Segue a lista de habilidades:

# ATAQUE PODEROSO (X)

Se o seu personagem possui Ataque Poderoso, antes da rolagem do dado, declare o uso dessa habilidade. Se o resultado do Ataque (Dado+FOR) for igual ou superior a (x), o Ataque causará um ponto de Dano adicional. Essa Habilidade Passiva só pode ser declarada uma vez por Turno.

# CURA (X)

Selecione um Personagem com um ou mais pontos de Dano na mesma Linha e realize um TESTE de Inteligência (x), caso tenha sucesso, remova um ponto de Dano do alvo. Essa Habilidade Passiva só pode ser utilizada uma vez por Turno. Esta habilidade é considerada uma ação.

# APTIDÃO (X)

Aptidão pode ser usada de duas formas, selecione uma delas abaixo, apenas uma vez por turno.

  1. Se o Personagem possui Aptidão, você pode fazer um TESTE DES (x) antes de realizar um Ataque à Distância. Se o TESTE for bem sucedido, o Ataque pode ser realizado em uma Linha adicional.
  2. Você também pode usar Aptidão para refazer uma rolagem de dado de ataque. Para isso você realiza um TESTE DES (x)  e, se for bem sucedido, rola novamente o dado.
# MAGIA PENETRANTE (X)

Se o Personagem possui Magia Penetrante, antes da rolagem do dado declare o uso dessa Habilidade. Se o resultado do Ataque Mágico (Dado + INT) for igual ou superior a (x), o Ataque causa um ponto de Dano adicional. Essa Habilidade Passiva só pode ser declarada uma vez por Turno.

# ESQUIVA (X)

Após um oponente selecionar este alvo e virar para a Posição Cansado, antes dele realizar a rolagem de dado do ataque, realize um TESTE de Destreza (x). Caso obtenha um sucesso, cancele o Ataque que seria desferido. Essa Habilidade Passiva só pode ser utilizada uma vez por Turno.

# LADINAGEM (X)

AÇÃO: Selecione um Personagem Inimigo até uma Linha que tenha um ou mais Itens equipados. Selecione um Item ao qual deseja retirar e que esteja equipado no Alvo. Faça um TESTE DES (X) + (Y), onde (Y) é o preço em Peças de Ouro do Item selecionado. Caso obtenha um sucesso, equipe o Item selecionado sem custo respeitando a restrição do Tipo/Sub-tipo para manter equipado. Em situações em que o Item seja de outra Classe, ainda sim poderá ser equipado, com a ressalva que o texto da habilidade se torna branco/nulo, considerando apenas os Atributos e Defesa do mesmo. Caso não deseje ou não possa equipar o Item, pode escolher movê-lo diretamente para Pilha de Descarte do dono original do item.

# FURTIVIDADE (X)

AÇÃO: Realize um TESTE DES (X). Caso obtenha sucesso, este Personagem não pode ser Alvo até o final do turno ou até realizar uma Ação (Incluindo mover, Atacar e/ou uso de Habilidades). O Personagem não é considerado para segurar Linhas, mas corrige normalmente se for necessário, perdendo assim o efeito Furtivo.

# REDUÇÃO DE NÍVEL

Todos os Personagens podem ter seus níveis reduzidos através de alguma Habilidade ou Carta de Efeito. Caso algum personagem chegue ao nível zero e tenha Itens equipados, destrua os mesmos.

Personagens de nível zero não podem equipar Itens ou realizar ataques. Eles se tornam PLEBEUS com nível ZERO em todos os atributos e defesa 4.

# MORTE

Quando um Personagem receber uma quantidade de pontos de Dano equivalente à quantidade de pontos de Vida, ele morre. Personagens com zero ou menos de vida estão ‘’às portas da morte’’, e devem ser encaminhados sequencialmente ao descarte se nenhuma reação que evite isso for realizada.

Personagens que tenham sido transformados (face voltada para baixo) são eliminados imediatamente quando enviados para o descarte. Eles não podem ser alvo de efeitos de retorno quando estão ‘’às portas da morte’’.

# MERCENÁRIOS

Os Personagens Mercenários não podem iniciar em jogo, devendo ser baixados normalmente durante a partida. Não há restrição de reino para personagens mercenários.

# PERSONAGENS CONSTRUÇÕES

Construções que se tornem alvo de TESTES de INT, têm sucesso automático. Por outro lado, caso seja alvo de TESTES de DES, a Construção tem um fracasso automático, recebendo todos os efeitos do TESTE.

Construções não podem movimentar, a não ser para correção de linhas.

# RETORNAR CARTA

Quando você retornar uma carta da Pilha de Descarte, não importando se você irá retornar para o Deck, Mão ou Jogo, essa carta ficará Marcada. Isso quer dizer que se eu retornar a carta

Marcada para minha mão por alguma habilidade ou carta de ação, todas as próximas cartas Marcadas e cópias da mesma enviadas para a pilha de descarte serão automaticamente eliminadas.

# PROCURAR CARTAS

Toda vez em que uma habilidade permitir você procurar alguma carta do Deck, embaralhe o Deck após terminar a ação.

Quando você procura uma carta em seu deck com algum tipo de especificação, você deve mostrar a carta escolhida a seu oponente e depois colocá-la no devido lugar descrito na habilidade de busca.

# MONTAGEM DE DECK

O jogo permite a personalização de seu Deck. Para isso, basta seguir as regras abaixo:

Cidade / Reino: Um Deck deve ser montado baseado em uma cidade específica que representa um Reino. Baseado no Reino escolhido é selecionado um Personagem Herói.

Quantidade: A quantidade mínima de cada Deck é de 50 cartas. Existem três tipos de cartas utilizadas no jogo: Item, Personagem e Ação. Não pode constar em um Deck mais de 50% do total de um tipo de carta. A Cidade é considerada um Item para a contagem. Herói é considerado um Personagem para a contagem. Não existe uma quantidade máxima de cartas que podem ser utilizadas em um Deck. Cada Deck pode conter no máximo três cartas com o mesmo nome, com exceção ao Herói, a Cidade e personagens únicos, cujo limite é de 1 de cada por DECK.

Close
Go top